O que é o Realtragismo?

Olá, seja muito bem-vindo(a) ao site Realtrágico: um espacinho na net para difundir as idéias, explicar e até descobrir o conceito Realtragista.

Mas... para começar, temos logo de cara uma pergunta: O que é o Realtragismo?


Palavra: Em união dos conceitos inter-ligados de tragédia e realidade, foi invertida a ordem, pois é o que pulamos ao conceito, mas em precisão o que dizer da tragédia que vem da realidade, e portanto, antes de haver essa tragédia, que haja a tão sentida realidade; logo: Real+tragismo, implica um pensamento do trágico dentro e partindo do real, como se sai de dentro para fora de um círculo.


Conceito: Usar da arte para questinar e refletir o cidadão a respeito de suas atitudes, voltando-se sempre para uma vertente existencialista que antes de posicionar, busca apenas o pensamento de ação; ou seja: o Realtragismo cobra uma providência de frente às tragédias da vida real, mas não idealiza e nem prega uma solução que não seja a pensada e discutida por todos. Portanto: chama à discussão, mas não se põe de lado algum.

Religião: A postura realtrágica diz que a religião é uma criação do homem frente aos seus deuses, portanto, não interessa dizer qual religião é ou não é cultuada, pois como uma linha de pensamento que se interessa unicamente pelo existir humano, o que realmente importa é a atitude do seguidor de certa religião frente ao mundo e seu compromisso independente de dogmas para com suas atitudes... e para resumir numa frase de um Realtragista: "Deus e a sua religião existem sim, mas você vai fazer o que se eles existem?

 

 

Política: De forma simples e prática, o Realtragismo se coloca do lado democrático da política, mas prega acima de tudo uma mudança da forma de se fazer democracia: da democracia representativa [modo democrático que temos hoje, com políticos eleitos e encarregados de zelar pelos interesses da sociedade], para a democracia participativa, ou direta [modo democrático em que o cidadão participa direta e ativamente das deliberações sobre os interesses da sociedade]. Sendo assim, ser Realtragista é ser democrático ao extremo, embora se divida em representatividade, ou paticipalidade, a democracia é um objetivo Realtrágico de base, mas que só é possível com uma educação massificada e generalizada, o que verte para um interesse numa revolução educacional ao interesse da sociedade. E pondo-se assim, busca somente um maior grau de democracia e participação política de todos, sempre vertendo-se aos extremos dialéticos, mas nunca à sintese.


Origem: O pensamento Realtragista é a união de vários pensamentos filosóficos e artísiticos semelhantes e desencadeantes, mas o que o marca como unificado é o argumento que contesta a representatividade política e afirma uma certa alienação do cidadão --- independente de sua classe social --- que é o de deixar a sociedade em que se vive ser governada sem zelo, sem participação ativa nos rumos de sua história. Por isso, ao dia 20 de março de 2006, um jovem escritor publicou um manifesto nomeando-o: “O Manifesto Realtragista” em que juntava os três tópicos já citados e explicados acima: Conceito, Religião e Política como sendo de uma manifestação artística e não somente filosófica o objetivo declarado de se cobrar do cidadão, seja pela arte ou pela direta comunicação, alguma ação frente à situação alienada atual de todo o mundo. Assinou Hiago Rodrigues Reis de Queirós esse manifesto e uniu só de uma vez a tragédia como consequência do real impensado e até ignorado, a política como consequência do existir humano, e o pensar e agir político como obrigatório e comum a todos os cidadãos... mas ao abordar com a arte, mostrou ser possível um caminho mais lento por ser mais implícito, e em si, muito mais prático à racionalidade humana, pois se fazendo arte, consegue-se chegar a todo e qualquer indivíduo, independente de suas impossibilidades.

 

Procurar no site

+ Realtragismo

22-03-2009 00:46

O Objetivo Realtragista

       O princípio de que, para formar uma idéia equilibrada de realidade, nós precisamos aceitá-la no extremo da maneira que ela é, para que assim possamos lidar...
09-03-2009 02:40

A Tragédia e os Valores Trágicos

O que é uma Tragédia?              Tragédia é um fato, ou seja: algo que aconteceu, e que todos podem ver, que não é tido como “bom”; é...
09-03-2009 02:29

Realtragista ou Realtrágico?

      O que pertence, ou seja, o que faz e se caracteriza como do Realtragismo é Realtragista. Mas quando o que foi feito está sendo apresentado, comentado, lido ou usado, aí...
09-03-2009 02:01

Realtragismo Flutuante e o Herói e o vilão Realtragista.

Esse estilo, ou modo de compor arte chamado Realtragismo usa a tragédia sim, mas não como foco. Não, a tragédia não é utilizada como fim, é sim um meio de apresentar algum sentimento. Portanto,...

 Você tem permissão para reproduzir, publicar ou vender toda a informação que este site contém. Desde que não altere o conteúdo e cite-nos como fonte.

Creative Commons License
Site Realtrágico by Equipe Realtrágica is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.realtragismo.webnode.com.